Um Portal para debater o Anarquismo hoje em Portugal

Imagem

Este novo espaço na Internet pretende ser um local de debate, de reflexão e de informação sobre o movimento anarquista na região portuguesa e o seu posicionamento face à sociedade, às diferentes forças políticas e sociais.

Para além das questões teóricas, que são importantes e que é preciso acautelar e aprofundar, há questões práticas face às quais temos que ter um posicionamento mais debatido e esclarecido.

Devemos ou não actuar dentro dos sindicatos actuais?

Como nos relacionarmos com acções de rua (por exemplo manifestações) promovidas pela CGTP ou pela UGT?

Como nos devemos posicionar face aos movimentos sociais que têm surgido – 12 M – 150- Indignados – QSLT – etc?

Que organização poderá ser a mais favorável aos libertários portugueses neste momento? Específica, anarcosindicalista, diluída nos movimentos sociais, etc.?

Que espaço é o do anarquismo hoje na sociedade portuguesa?

Que canais podemos utilizar para aumentar o espaço do movimento libertário em Portugal?

São questões importantes, de ligação entre os grupos e os individuos de matriz libertária e a sociedade em geral que nos propomos ajudar a debater e a reflectir-

Importantes são também questões como a violência e os novos surtos de destruição urbana que afectam muitas das grandes cidades. Que movimentos são estes e  quais os significados que daí podemos extrair?

Este Portal Anarquista pretende debater tudo isto, mas tal só será possível se o resto da comunidade anarquista de língua portuguesa assim o também quiser e se o utilizar para um aprofundado debate sobre as questões mais relevantes que nos dias de hoje se colocam ao movimento libertário, seja no espaço português, ibérico ou internacional.